Os advogados que decidem empreender se deparam com diversos desafios em seu caminho. Entre eles está a legalização de seu negócio e o cuidado com a contabilidade para advogados.
Por mais que pareça complicado, regularizar a situação contábil de um escritório de advocacia pode fazer com que os gastos com impostos diminuam, fazendo com que sobre mais dinheiro.
O propósito de qualquer negócio é gerar lucro para seus sócios, então, todo tipo de ferramenta que permita a maximização dos resultados é positiva e deve ser considerada pelos gestores.
Além disso, a conformidade é importante para conquistar bons clientes, que se preocupam com o profissionalismo de seus advogados e exigem nota fiscal de prestação de serviços.
As possibilidades de conquistar novos mercados e expandir o empreendimento são muito maiores para quem tem condições de oferecer um serviço profissional do começo ao fim.
Contratar um contador ou uma empresa de contabilidade?
Se o advogado tem domínio da contabilidade, será que ele ainda precisa de um contador?
Vamos imaginar que você tem um escritório pequeno, em que as movimentações financeiras são ainda poucas. Ou seja, não existe tanta informação para registrar e controlar.
Além disso, seus recursos ainda são limitados e a contratação de um contador iria prejudicar significativamente os seus lucros.
Nesse caso, pode ser uma boa ideia cuidar da contabilidade pessoalmente, até que o escritório cresça um pouco mais.
Agora vamos imaginar que o seu escritório está em crescimento. Você tem cada vez mais clientes e mais oportunidades de conquistar novos clientes. As movimentações financeiras também estão aumentando em volume e em complexidade.
Nesse caso, vale a pena investir na contratação de um contador e preservar seu tempo para atividades mais estratégicas.
Benefícios da contabilidade para advogados
Para evitar problemas com a Receita Federal, a contabilidade para advogados traz diferentes vantagens. Muitas delas podem ser percebidas desde o início de sua realização.
- Cumprimento da legislação
Com um serviço de contabilidade para advogados, o profissional garante que seus impostos estejam sendo pagos em dia, trabalhando conforme a lei e evitando problemas para o futuro.
- Redução de impostos
Para profissionais que atuam como pessoa jurídica, os impostos são menores que aqueles exigidos por pessoa física. Entretanto, a taxação desses valores dependerá do tamanho do escritório, assim como a quantidade de funcionários e outros detalhes.
- Estabelecer estratégias para a contabilidade para advogados
A contabilidade para advogados é uma forma de contribuir para que o você, advogado, desenvolva boas estratégias e, consequentemente, alcance resultados positivos. Portanto, acompanhar de perto as ações do negócio é importante para poder decidir o que deve ser mantido ou alterado nos processos internos.
- Flexibilidade na rotina
Com especialistas cuidando da contabilidade, o advogado pode conceder seus horários ao atendimento, alcançando um número maior de pessoas. Isso possibilita flexibilidade e mais foco em aumentar o faturamento do escritório, enquanto sua contabilidade é realizada de forma efetiva e sem preocupação.
Quais os benefícios da formalização de empresa na contabilidade para advogados?
Mesmo para advogados autônomos, pode ser benéfico formalizar a empresa, sobretudo pela economia tributária. Trabalhar como autônomo, por exemplo, exige que sejam pagos tributos como imposto de renda e contribuição à Previdência Social superiores aos de uma empresa.
Portanto, formalizar uma empresa traz benefícios quando as alíquotas incidentes sobre os rendimentos do advogado autônomo superam aquelas incidentes sobre os da pessoa jurídica.
Tem dúvidas sobre contabilidade para advogados? Entre em contato conosco clicando neste link que ajudaremos você da melhor forma possível.