O primeiro passo para trabalhar como psicólogo autônomo é ter cadastro no Conselho Regional de Psicologia da cidade onde irá atuar, além disso é necessário estar inscrito na prefeitura do mesmo município e solicitar um alvará tanto se for atuar como autônomo quanto como empresa.
Mas antes de falarmos um pouco mais do que você precisa fazer para trabalhar como psicólogo autônomo, vamos contextualizar o assunto.
É fato que quem termina a faculdade de psicologia tem muita vontade de começar logo a atuar na sua área. Além disso, grande parte dos psicólogos já saem da faculdade focados em trabalhar em uma clínica, porém, há muitas dúvidas em relação às questões burocráticas.
Se tornar um psicólogo autônomo é muito interessante, claro que existem suas vantagens e desvantagens, mas o fato é que essa não é uma decisão que se possa tomar sem pensar em cada detalhe.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas, estressadas, com menos tempo, acúmulo de funções e diversos aspectos influenciando sua saúde mental, o psicólogo ganha força e esse profissional tem sido cada vez mais buscado por qualquer tipo de pessoas, mas na maioria das vezes mais por empresários e gestores em geral.
Índice
Qual a diferença entre autônomo e profissional liberal?
Autônomo
O trabalhador autônomo não precisa de uma qualificação para exercer suas atividades. Ou seja, não precisa ter uma faculdade. E também sua profissão não é regulamentada por um conselho de classe.
Além disso, para ser um autônomo legal, é necessário estar inscrito na prefeitura do seu município como prestador de serviços para o devido recolhimento de impostos.
Os impostos recolhidos são: Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e a Contribuição Previdenciária (INSS).
Profissional Liberal
Profissionais formados em psicologia não são autônomos e sim profissionais liberais, pois tem conselho de classe e precisam de habilitação e formação acadêmica para atuar.
Assim como o autônomo, o profissional liberal também tem obrigações fiscais, como por exemplo, o recolhimento de tributos e contribuições previdenciárias.
O Psicólogo é considerado profissional liberal porque é graduado e possui regulamentação junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Embora esteja claro que há diferença entre trabalhador autônomo e profissional liberal está tudo bem usar o mesmo termo, principalmente para facilitar a compreensão. E na maioria das prefeituras, o termo autônomo é utilizado tanto para profissionais liberais quanto para autônomos.
O que é necessário para abrir um consultório de psicologia?
O primeiro passo é ter cadastro no Conselho Regional de Psicologia da cidade onde irá atuar, além disso é necessário estar inscrito na prefeitura do mesmo município e solicitar um alvará tanto se for atuar como autônomo quanto como empresa.
Também é obrigatório realizar o cadastro de Psicólogo junto à Vigilância Sanitária do município onde o consultório estará situado.
Quais as vantagens de trabalhar como psicólogo autônomo?
Como em qualquer outro tipo de empreendimento, ter seu próprio consultório de Psicologia é trabalhoso, pois exige muita dedicação, mas também o empreendimento pode fornecer alguns benefícios que se comparado a outras formas de trabalho, seriam impossíveis.
-
Horários flexíveis
Organizar e controlar os horários de atendimento de acordo com sua agenda pessoal e determinar qual o volume diário de trabalho, são vantagens de ser um psicólogo autônomo.
-
Liberdade nos processos
Escolher qual a melhor maneira de trabalhar, qual especialidade atender, quais métodos utilizar, dentre outros detalhes, não serão um problema, pois quem decide como proceder em cada situação é você.
-
Escolha do consultório
A localização dele, o tamanho do espaço, a decoração, bem como o horário de funcionamento, se haverá ou não estacionamento, acessibilidade para pessoas com locomoção limitada, enfim, cada detalhe do ambiente de trabalho poderá ser escolhido por você.
-
Possibilidade de exercer outras funções
Obviamente, ao abrir um consultório, o psicólogo autônomo terá de investir tempo, energia e dinheiro para que sua carreira evolua. Mas isso não significa, necessariamente, que ele deve deixar outras paixões profissionais de lado.
Documentos necessários para abrir um consultório de Psicologia e trabalhar como psicólogo autônomo:
- Documentos pessoais do Psicólogo;
- Cadastro no CRP;
- Alvará de autônomo;
- Licenças para funcionamento (Vigilância Sanitária e Bombeiros).
Ficou com dúvidas sobre como trabalhar como Psicólogo autônomo ou como abrir o seu próprio consultório?
A Contaje Soluções é uma contabilidade especializada em psicologia. Estamos aqui para te ajudar nessa fase tão importante! Entre em contato com a gente clicando neste link.
Conteúdo muito bacana, parabéns
Ótimo conteúdo me ajudou muito !