Como abrir uma clínica de estética: 7 passos simples | 2021

Close Up Of Young Woman's Blue Eyes With Long Eyelashes - Contaje Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Quer saber como abrir uma clínica de estética e iniciar seu próprio negócio?

 

As chances de sucesso são grandes. Afinal, esse é um mercado que está aquecido e a procura por esse tipo de serviço vem crescendo a cada dia.

 

Entretanto, para que tudo corra bem, você precisa de um plano sólido que o ajudará na construção sustentável do seu negócio.

 

Você deve estar atento a detalhes sobre como gerir um negócio, o local ideal, a legislação envolvida, investimentos necessários, entre outros.

 

Como abrir uma clínica de estética em 7 passos

 

O mercado brasileiro da beleza é o 3º maior do mundo, sendo um ótimo segmento para quem está considerando empreender em um negócio lucrativo e com alta demanda de clientes.

 

Como abrir uma clínica de estética foi uma das ideias de negócios mais buscadas desde o início da pandemia, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

Nós sabemos, é bastante coisa e pode parecer complicado e para te ajudar, preparamos um passo a passo completo de como abrir uma clínica de estética:

 

  1. Construa um plano de negócio:

 

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida.

 

Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

 

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário.

 

Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua clínica de estética, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

 

  1. Escolha o local ideal:

 

A localização da clínica de estética é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo.

 

Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

 

O ideal é escolher um local que disponha de estacionamento, pois as clientes passarão um bom tempo na sua clínica e isso faz toda diferença.

 

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir a clínica já tiver muitas outras, talvez seja um grande risco investir ali.

 

Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhuma por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

 

É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a clínica de estética poderá funcionar naquele endereço escolhido.

 

Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

 

  1. Invista na estrutura:

 

Invista na estrutura da sua clínica de estética, se necessário, em elementos de organização, uma boa iluminação e decoração são fatores que garantam uma primeira impressão positiva dos seus pacientes.

 

Crie um ambiente agradável, seja com uma paleta de cores que passe serenidade, uma boa decoração ou até mesmo colocando plantas no ambiente.

 

Afinal, uma estrutura ruim pode contribuir para a sensação de ansiedade do paciente, gerando uma experiência negativa do  atendimento.

 

  1. Escolha seus equipamentos:

 

Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar sua clínica de estética, entre eles:

 

  • Espelhos
  • Secadores de cabelo
  • Chapinhas
  • Cadeiras
  • Lavatórios
  • Equipamentos de lavagem
  • Armário (para estoque)
  • Prateleiras para produtos
  • Tesouras
  • Entre outras coisas

 

Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta.

 

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar uma clínica de estética, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho.

 

Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

 

  1. Construa uma boa equipe:

 

Até aqui, sua jornada de como abrir uma clínica de estética estabeleceu seu público-alvo, localização e a estrutura do negócio. Agora chegamos a mais uma etapa essencial, contratar e formar uma equipe sólida.

 

Comece determinando quantas pessoas serão e a função que cada um irá ocupar. Podem ser esteticistas, coordenadores de atendimento, recepcionistas, assistentes e um técnico responsável, caso você não consiga preencher esse papel sozinho.

 

Ao entrevistar um candidato procure por habilidades e valores alinhados com a sua clínica e valorize pessoas que desejam aprender e crescer com o seu negócio.

 

Afinal, para ter sucesso,  você precisa de uma equipe qualificada, que te ajude a oferecer um serviço de excelência aos seus clientes para que eles voltem sempre.

 

  1. Crie estratégias de divulgação:

 

Ter uma boa divulgação da sua clínica de estética fará toda a diferença, especialmente no início, para que seu negócio se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral.

 

Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso.

 

Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – às vezes, tão fiéis quanto ele.

 

Com divulgação local, você pode apostar no marketing digital com um site e uma fanpage no Facebook. Observe como sua concorrência está trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho.

 

E não se esqueça de escolher um bom nome logo que representem a sua empresa.

 

  1. Reúna a documentação necessária para abrir uma clínica de estética:

 

Todo o processo de como abrir uma clínica de estética envolve uma série de etapas. Reunir todos os documentos necessários e se adequar a legislação sanitária é uma delas.

 

Você precisa dos documentos e registros de autorização para o funcionamento do seu negócio. Eles definem em qual tipo de empresa e sociedade a sua clínica será registrada, se ela é uma microempresa ou sociedade limitada (LTDA), por exemplo.

 

Após definir esses quesitos, você deve realizar a abertura de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ e se inscrever na junta comercial do seu município. Os documentos comumente pedidos são

 

  • Número do CNPJ;

 

  • RG e CPF do dono e de sócios, se houverem;

 

  • Comprovante de Residência;

 

  • Cópia da ficha do Cadastro Nacional nos modelos 1 e 2;

 

  • Requerimento Padrão.

 

  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);

 

  • Cópia do IPTU do imóvel sede;

 

  • Comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, Simples Nacional ou Sociedade.

 

Por fim, você deverá dar entrada no pedido do alvará da Vigilância Sanitária do seu município. Se você não se sentir seguro durante todo o processo e tiver dificuldades, pode contratar uma consultoria contábil que realize toda essa parte burocrática.

 

Precisa de ajuda sobre como abrir uma clínica de estética? Clique aqui e deixe toda a burocracia conosco, somos especializados em ajudar clínicas de estética a crescer.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Autônomo Precisa Declarar Imposto De Renda - Contaje Soluções Empresariais

Autônomo precisa declarar imposto de renda?

O profissional autônomo precisa declarar imposto de renda assim como as outras pessoas? Ao chegar à época da declaração do IR é comum que as pessoas queiram saber quem deve ou não declarar a sua renda ao Leão da Receita

Empresa Precisa De Contador - Contaje Soluções Empresariais

Porque uma empresa precisa de contador?

Toda empresa precisa de contador para resolver as pendências que são envolvidas tanto com abertura quanto o funcionamento de um negócio. Como, por exemplo, cálculo de impostos, pagamentos, regime de tributação e entre outras. Todas as essas tarefas devem ser

Contabilidade Para Médicos Em São Paulo - Contaje Soluções Empresariais

Contabilidade para médicos em São Paulo

Procura um serviço de contabilidade para médicos em São Paulo? Então, sejam Bem-Vindo à Contaje Soluções Contábeis. Somos um escritório contábil especializado em contabilidade para médicos e entre outras profissões específicas como advogados, psicólogos e entre outros. Se você é

Tributação Para Clínica De Estética - Contaje Soluções Empresariais

Tributação para clínica de estética: como funciona?

A tributação para clínica de estética é algo que preocupa quem deseja abrir um estabelecimento como esse.  O sistema de tributação é uma das partes mais importantes de um negócio. Então, o empresário precisa entender qual deles é mais adequado

Quais Impostos O Psicólogo Precisa Pagar - Contaje Soluções Empresariais

Quais impostos o psicólogo precisa pagar?

Para saber quais impostos o psicólogo precisa pagar primeiramente é importante entender em quais categorias o profissional irá trabalhar.  Como, por exemplo, CLT, autônomo ou microempreendedor, cada uma das opções cobra impostos diferentes. O pagamento dos impostos é muito importante

Recomendado só para você
Nossa contabilidade para profissionais da saúde inclui os seguintes profissionais:…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top