O advogado precisa de contador para ajudar em todos os trâmites de abertura do seu escritório, pois trabalhando com um CNPJ o advogado demonstra mais profissionalismo para os seus clientes.
Além disso, o principal benefício é pagar menos encargos tributários, por isso cada vez mais os profissionais que trabalham como autônomos estão preferindo trabalhar como pessoa jurídica.
Uma vez que ao trabalhar como autônomo o profissional precisa arcar com o pagamento do Imposto de Renda e contribuição à Previdência Social.
Esses impostos são mais pesados para quem trabalha como pessoa física do que para quem trabalha como pessoa jurídica.
Para você ter uma ideia, o INSS cobra dos empregados entre 8 a 11% de impostos.
Para os empreendedores a cobrança é de 11% sobre o pró-labore, já para o profissional autônomo a cobrança individual é de 20% ao mês.
Então, trabalhando com CNPJ o advogado consegue ter economia no pagamento dos impostos.
E para trabalhar como pessoa jurídica dentro do enquadramento correto é preciso contar com ajuda de um contador.
Nesse post você vai entender a importância de contratar um contador e como ele pode ajudar o seu escritório.
Índice
Por que o advogado precisa de contador?
Como você deve saber a legislação brasileira é muito complexa em relação à abertura de empresas, então para abrir e manter um escritório de advocacia você terá bastante trabalho.
A complexidade para abertura, às burocracias contábeis e entre outras podem ser exaustivas para o advogado que precisa cuidar dos assuntos relacionados ao seu trabalho.
Então, para reduzir o trabalho e evitar problemas fiscais você precisa contar com ajuda de um contador.
O profissional fica responsável por realizar todas as etapas de abertura do seu escritório como, por exemplo, escrituração contábil e fiscal.
Além de auxiliar também na emissão de demonstrativos de resultados, cálculo e recolhimento de tributos e entre outras burocracias envolvidas.
Como fazer a contabilidade para escritórios de advocacia?
A contabilidade para advogados deve ser realizada por alguém experiente, pois é preciso levar em consideração o controle financeiro do seu escritório de advocacia.
Ou seja, é preciso considerar todos os valores que entram e saem, sejam contas do advogado ou do próprio escritório.
Depois disso, você precisa evitar gastos maiores que são desnecessários para ficar atento ao controle de impostos.
Além disso, você precisa atentar-se também aos gastos que são controlados, pois eles podem causar transtornos em suas despesas.
Benefícios da contabilidade para advogados
Agora que você sabe que advogado precisa de contador é importante conhecer as vantagens que ele proporcionará para o seu escritório.
- Auxílio na escolha do regime tributário
O contador pode ajudar na escolha de um regime tributário adequado para o seu escritório.
Caso o seu escritório já esteja funcionando, o contador pode estudar um regime de tributação mais adequado, gerando assim mais economia com a redução de impostos desnecessários.
- Cuidados com a burocracia
A contabilidade para advogados fica responsável por cumprir todas as obrigações como, por exemplo, pagamento de tributos, apresentação de relatórios e entre outras.
- O seu escritório atuará de acordo com a legislação
Como as leis tributárias e trabalhistas vivem se atualizando com frequência, é muito importante contar com profissionais preparados para essas mudanças para evitar problemas como o fisco.
Conclusão sobre advogado precisa de contador
A abertura de um escritório de advocacia com CNPJ é vantajosa para advogado, pois além de trabalhar de forma profissional ele irá pagar menos impostos do que trabalhando como autônomo.
Mas, como você percebeu, o advogado precisa de contador para auxiliar em todas as etapas da abertura do seu CNPJ.
Então, se o seu objetivo é abrir o seu próprio escritório procure imediatamente um contador de confiança.