Porque uma empresa precisa de contador?

Empresa Precisa De Contador - Contaje Soluções Empresariais

Compartilhe nas redes!

Toda empresa precisa de contador para resolver as pendências que são envolvidas tanto com abertura quanto o funcionamento de um negócio.

Como, por exemplo, cálculo de impostos, pagamentos, regime de tributação e entre outras.

Todas as essas tarefas devem ser realizadas por alguém capacitado, uma vez que elas são complexas para quem não entende como elas funcionam.

Por isso, para que o empreendedor não tenha problemas fiscais é muito importante contar com um contador. 

Nesse artigo você vai entender a importância de contratar um contador para sua empresa. 

Banner Para Blog - Contaje Soluções Empresariais

Quando uma empresa precisa de um contador?

O contador é um profissional que normalmente fica responsável por calcular todos os tributos devidos ao Município, Estado e União.  

Além disso, é de sua responsabilidade também zelar pelo cumprimento das obrigações tributárias impostas pela lei.

Por outro lado, na empresa o contador pode realizar outras funções que também são importantes como avaliação de fluxo de caixa, receitas e investimentos.   

Então, como ele pode realizar diversas funções para a empresa o contador pode ser contratado para garantir as seguintes atividades:

  • Abertura correta

Para abrir uma nova empresa é preciso ficar atento a algumas etapas importantes como, por exemplo, enquadramento tributário e entre outras decisões relativas ao negócio.

Então, para que todas elas sejam realizadas corretamente o empreendedor ou os sócios devem contar com auxílio de um contador ou de um escritório de contabilidade.

Para que todas as etapas relacionadas sobre abertura da empresa sejam realizadas corretamente, de modo que o empreendedor não tenha problemas no futuro.

  • Controlar os impostos e realiza o pagamento tributário

A empresa precisa de contador não só para abertura, mas também para realizar outras atividades como o controle de imposto.

O contador controla quais são os impostos que o empreendedor deve pagar e quando o pagamento deve ser realizado. 

Além disso, o contador também fica responsável por enquadrar a empresa no sistema de tributação adequado, evitando assim o pagamento de impostos indevidos. 

  • Analisa o desempenho da empresa

Com ajuda de um contador o empreendedor consegue analisar melhor o desempenho do seu negócio por meio dos relatórios contábeis.

Isso acontece mesmo que o empresário não tenha organização nas finanças, embora seja recomendável que ele tenha o controle financeiro para que o contador possa apresentar os resultados de forma mais assertiva.

Nesse sentido, o balanço patrimonial é um dos principais relatórios necessários para análise dos negócios e definição de futuro.

  • Garante a regularidade fiscal da empresa 

O contador deve entregar as obrigações necessárias para o fisco, garantindo assim que a empresa esteja regular e que continue a funcionar. 

Além dos impostos que são cobrados pelo fisco, ele também cobra outras obrigações que são chamadas de acessórias, pois não se trata das atividades principais como o pagamento de impostos. 

E o não cumprimento pode deixar a empresa irregular e causar o pagamento de multas.

Banner Para Blog - Contaje Soluções Empresariais

Vantagens da contabilidade para sua empresa 

Como o contador auxilia praticamente em todas as áreas da sua empresa ele consequentemente promove algumas vantagens para o seu negócio. 

  • Saúde financeira

A contabilidade ajuda a manter o equilíbrio das finanças entre as receitas, custos e despesas.

De modo que as vendas e o faturamento tenham peso maior para garantir a manutenção das operações, dando assim a possibilidade de lucro de uma retirada justa para os sócios. 

  • Mantém a empresa regularizada

A contabilidade é responsável por disponibilizar informações para os investidores, para sócios e para o governo.

Entretanto, quando essas informações são repassadas de forma incorreta para o Governo, a empresa fica exposta ao pagamento de multas e restrições que podem impedir o seu funcionamento. 

Então, para evitar que isso aconteça com o seu negócio, o contador trabalha seguindo todas as obrigações com precisão. 

  • Reduz os impostos 

Como o sistema tributário brasileiro é muito complexo, a empresa em alguns casos pode acabar pagando mais impostos do que o necessário.

Então, para evitar que esse problema aconteça, o contador orienta o empreendedor sobre as saídas legais para pagar menos impostos. 

Conclusão sobre porque uma empresa precisa de contador

Ficou claro que toda empresa precisa de contador para realizar todas as atividades relacionadas ao negócio como, por exemplo, área financeira, econômica, tributária e entre outras.

Além disso, é por meio do contador que as empresas de qualquer setor conseguem ter uma visão abrangente sobre suas receitas e despesas, podendo assim entender se o negócio está dando lucro.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Autônomo Precisa Declarar Imposto De Renda - Contaje Soluções Empresariais

Autônomo precisa declarar imposto de renda?

O profissional autônomo precisa declarar imposto de renda assim como as outras pessoas? Ao chegar à época da declaração do IR é comum que as pessoas queiram saber quem deve ou não declarar a sua renda ao Leão da Receita

Empresa Precisa De Contador - Contaje Soluções Empresariais

Porque uma empresa precisa de contador?

Toda empresa precisa de contador para resolver as pendências que são envolvidas tanto com abertura quanto o funcionamento de um negócio. Como, por exemplo, cálculo de impostos, pagamentos, regime de tributação e entre outras. Todas as essas tarefas devem ser

Contabilidade Para Médicos Em São Paulo - Contaje Soluções Empresariais

Contabilidade para médicos em São Paulo

Procura um serviço de contabilidade para médicos em São Paulo? Então, sejam Bem-Vindo à Contaje Soluções Contábeis. Somos um escritório contábil especializado em contabilidade para médicos e entre outras profissões específicas como advogados, psicólogos e entre outros. Se você é

Tributação Para Clínica De Estética - Contaje Soluções Empresariais

Tributação para clínica de estética: como funciona?

A tributação para clínica de estética é algo que preocupa quem deseja abrir um estabelecimento como esse.  O sistema de tributação é uma das partes mais importantes de um negócio. Então, o empresário precisa entender qual deles é mais adequado

Quais Impostos O Psicólogo Precisa Pagar - Contaje Soluções Empresariais

Quais impostos o psicólogo precisa pagar?

Para saber quais impostos o psicólogo precisa pagar primeiramente é importante entender em quais categorias o profissional irá trabalhar.  Como, por exemplo, CLT, autônomo ou microempreendedor, cada uma das opções cobra impostos diferentes. O pagamento dos impostos é muito importante

Recomendado só para você
Procura um serviço de contabilidade para médicos em São Paulo?…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top